Arroz Peruchi



QUALIDADE

A Importância do Selo Abiap

O Selo de Qualidade Abiap, surgiu para garantir a qualidade do arroz parboilizado ao consumidor. Esta é a maneira mais eficiente, de reconhecer as marcas que obedecem aos mais rígidos padrões de composição e fabricação exigidos pela legislação, garantindo qualidade e segurança acima de tudo.

O SELO DE QUALIDADE ABIAP, TRAZ PARA A SUA MESA, A SEGURANÇA DE ESTAR COMPRANDO OS PRODUTOS MAIS SAUDÁVEIS DO MERCADO.


A Colheita do Arroz

A colheita pode ser realizada por diversos tipos de máquinas, desde as de pequeno porte, tracionadas por trator, até as colhedoras automotrizes, dotadas de plataforma de colheita de até 6 m de largura. As colhedoras de arroz colhem e trilham as plantas em uma única operação. As máquinas especiais para terrenos de baixa sustentação, como os de lavouras irrigadas, são equipadas com pneus arrozeiros ou com pneus duplados, de maior superfície de contato com o solo, ou com esteiras. Colher na época certa é de fundamental importância para se obter um produto de melhor qualidade e com maior rendimento.

Transporte

Após a colheita, o arroz é colocado em caminhões para o transporte a granel até a empresa, onde será armazenado em silos. Este transporte é feito em curta distância, pois os terrenos de plantil são próximo, facilitando o transporte rápido.

Descarregamento na Moega

O Arroz é descarregado a granel na moega, que serão transportados através de transportadores elicoidais e correias para os silos, onde serão armazenados.

Silos

O arroz é armazenado a granel, em silos metálicos. Depois que os silos estiverem carregados, é necessário monitorar diariamente a temperatura da massa dos grãos em vários pontos, evitando assim, algum possível aquecimento do arroz ensilado. A transilagem é feita a cada 30-60 dias para aerar a massa de grãos e reduzir os efeitos da compactação no interior dos silos.

Parboilização:

O grão de arroz é constituído de casca, película, germe e endosperma. As vitaminas e sais minerais estão concentrados na película e germe. O endosperma contém basicamente amido. A palavra "parboilizado" deriva da expressão inglesa "parboiled", dando idéia de cozimento parcial que ocorre no processo industrial. O processo de parboilização baseia-se no tratamento hidrotérmico a que é submetido o arroz em casca, pela ação tão somente da água e do calor, sem qualquer agente químico.

Beneficiamento

O beneficiamento do arroz parboilizado, se inicia com a separação da casca do resto do grão, para a obtenção do arroz para o consumo. O processo de beneficiamento do arroz, compreende as seguintes etapas: limpeza; descascamento; separação pela câmara de palha; separação de marinheiro; brunição; homogeneização e classificação. Um dos parâmetros de qualidade mais importantes no beneficiamento do arroz, está relacionado com o seu rendimento industrial, que é medido principalmente em função da quantidade de grãos inteiros obtidos ao final do processamento.

Classificação

Nesta etapa, o arroz passa por máquinas que separam os grãos inteiros, de valor comercial mais alto. Os ¾ e ½ grãos possuem valor comercial mais baixo. Os demais subprodutos serão utilizados pela indústria cervejeira e de ração animal Abaixo relacionado a classificação final dos grãos

01) Longo Fino 06) Quebrados 11) Ardidos
02) Longo 07) Quierera 12) Pretos
03) Médio 08) Materiais Estranhos 13) Danificados
04) Curto 09) Impurezas 14) Manchados e Picados
05) Inteiro 10) Mofados 15) Rajados


Empacotamento

Utilizamos de equipamentos modernos, para melhor empacotar e preparar nosso produto final ao consumidor.

Expedição

O produto é preparado com muito cuidado, e de forma totalmente segura para a expedição. O arroz é empacotado, enfardado e levado a uma correia, onde a mesma leva até o caminhão, que fará com que o arroz Peruchi chegue até o mercado e aos consumidores.